Determinantes do desmame precoce no distrito noroeste de Campinas
- Autor(es):
Volpini, Cíntia Cristina de Almeida (CNPq. PIBIC, Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Faculdade de Medicina. Centro de Ciências da Vida);
Moura, Erly Catarina (Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde).
- Fonte:
Revista de Nutrição; volume 18, número 3, páginas 311-319. Junho 2005.
- Assuntos:
aleitamento materno;
bem-estar da criança;
desmame precoce;
leite humano.
- Resumo:
OBJETIVO: Investigar as características do desmame precoce no distrito Noroeste da cidade de Campinas, SP. MÉTODOS: Durante a Campanha Nacional de Vacinação de 8 de junho de 2001, estudo transversal foi conduzido junto a 385 crianças menores de dois anos (10% do atendimento). O responsável pela criança foi questionado sobre características sociodemográficas e assistenciais, idade e motivo da introdução de outros alimentos e do desmame. Considerou-se desmame precoce a interrupção total da oferta de leite materno antes de seis meses de idade. A associação entre desmame e fatores causais e/ou de risco foi investigada por correlação bivariada. Para determinar se a associação persistia, regressão logística foi executada para identificação do(s) melhor(es) preditor(es) do desmame. Para a identificação das causas alegadas de desmame precoce, utilizou-se o teste de diferença de proporções. RESULTADOS: O desmame precoce atingiu 63,6% das crianças. O tempo de estudo materno se mostrou associado ao desmame precoce, conforme teste "t" (p=0,04). Não houve diferença quanto à idade, estado marital e trabalho materno, número de pessoas na família, renda, tipo de assistência e sexo da criança. A regressão logística indicou a idade de introdução de leite não materno (p<0,0001) como preditor do desmame. Os motivos alegados para o desmame precoce foram: o fato de o leite ter secado; rejeição pelo bebê; trabalho materno; doença materna; dores ao amamentar; problemas na mama e doença da criança. CONCLUSÃO: Os resultados apontaram a introdução precoce de leites e fórmulas como preditor do desmame precoce.
- Acesse o texto completo (Português)
